Marca: Faz Tua CevaModelo:Munich Dunkel - LagerDisponibilidade: Imediata Referência: NK9GN53GG
Receita elaborada de acordo com os critérios e parâmetros do BJCP (Beer Judge Certification Program)
Acompanha o kit:
Moagem dos maltes opcional gratuíta. Se preferir os maltes já moídos, escolha a opção de "Moagem do Malte" como "Moído".
(CASO SEJAM MOÍDOS, OS MALTES SÃO ENVIADOS JUNTOS E EMBALADOS À VÁCUO, TODOS DENTRO DA MESMA EMBALAGEM).
►Os maltes Moídos são enviados juntos e embalados à vácuo, todos dentro da mesma embalagem, o que garante uma maior preservação da qualidade e das características originais dos grãos. Porém, não nos responsabilizamos pela perda do vácuo que, eventualmente, pode ocorrer durante o transporte.
OBS.: imagens meramente ilustrativas.
Características da cerveja Lager Munich Dunkel
De fermentação baixa, esta cerveja de cor marrom tem intensidade moderada, com característica de sabores e
aromas de casca de pão, caramelo e chocolate provenientes do malte. Também remetem a leve aroma e sabores florais dos lúpulos alemães. Amargor equilibrado com corpo moderado.
Descrição no BJCP 2015:
8A. Munich Dunkel
Impressão Geral: Caracterizada pela intensidade, riqueza e complexidade típica dos maltes Munich mais escuros, acompanhada por produtos de Maillard. Sabores de casca de pão intensos, a maioria com notas de chocolate nos exemplares mais frescos, mas nunca de torrado, áspero ou adstringente. Cerveja decididamente balanceada para os maltes, mas ainda assim, muito fácil de beber.
Aroma: Dulçor profundo de maltes, rico, elegante, tipicamente com presença de notas de casca de pão (a maioria com pão tostado). Notas de chocolate, nozes, caramelo e/ou toffee são também aceitáveis, com as versões tradicionais frescas na maioria das vezes apresentando níveis mais altos de chocolate. Perfil de fermentação limpo lager. É aceitável um leve aroma de lúpulo condimentado, floral ou herbal.
Aparência: Cor de cobre profundo a marrom escuro, a maioria das vezes com matizes em tons vermelhos ou granada. Espuma cremosa, de clara a cor de bronze. Geralmente limpa, ainda que existam versões turvas, não filtradas.
Sabor: Dominado pelo sabor suave, rico e complexo dos maltes Munich mais escuros, geralmente com reminiscências de casca de pão, mas sem um tostado já de queimado, de grãos torrados e áspero. O gosto pode ser moderadamente maltado, mas não pode ser exagerado ou enjoativo. Podem estar presentes sabores de suave caramelo, tostados ou de nozes. Os exemplares mais novos em sua maioria apresentam um caráter agradável de malte e chocolate que não é tostado nem doce. Os sabores de torrado ou o amargor de maltes tostados são inapropriados, assim como os sabores pronunciados de caramelo por emprego de malte Cristal. O amargor do lúpulo é moderadamente baixo mas perceptível, com o balanço inclinado firmemente para o maltado. O sabor do lúpulo é de baixo a nenhum. Caso esteja presente, deve refletir um caráter floral, condimentado ou herbal das variedades alemãs. O retrogosto se mantem com caráter maltado, ainda que o amargor do lúpulo possa parecer mais evidente, com um final semi-seco. Perfil de fermentação limpo e com caráter lager.
Sensação na Boca: Corpo médio a medioalto, proporcionando uma sensação na boca suave, com dextrinas, mas sem ser pesada nem enjoativa. Carbonatação moderada. O uso de maltes tipo Munich continental deve proporcionar uma adstringência agradável, nunca áspera ou pungente.
Comentários: As versões não filtradas alemãs podem ter sabor de pão líquido, com uma riqueza terrosa e de leveduras não encontrada nos exemplares filtrados exportados.
História: O clássico estilo Brown Lager de Munique, que foi elaborado como uma cerveja mais escura, com maltado mais acentuado que outras lagers da região. Embora originado em Munique, o estilo tornou-se popular em toda a Baviera (especialmente Francônia). As versões da Francônia são geralmente mais escuras e amargas.
Ingredientes Característicos: A moagem é tradicionalmente feita com malte Munich alemão (até 100% em alguns casos) com o restante, se for o caso, de malte Pilsner alemão . Pequenas quantidades de malte Cristal podem adicionar dextrinas e cor, mas não deve adicionar doçura residual excessiva. Pequenas adições de malte torrado (como Carafa ou Chocolate) pode ser usado para melhorar a cor, mas não deve adicionar sabores fortes. Lúpulo tradicional alemão deve ser usado, assim 29 como leveduras lager alemãs. É frequente a utilização de decocção (até decocção tripla) na brassagem para reforçar os sabores de malte e criar profundidade de cor.
Comparação de Estilos: Não tão intensa no dulçor como uma bock (e por isso é mais fácil de beber em maior quantidade). Não apresenta o torrado (e muitas vezes do amargor do lúpulo) sabores de uma Schwarzbier. Mais rica, maltada e menos lupulada do que uma Czech Dark Lager.
Estatísticas Vitais:
Exemplos Comerciais: Ayinger Altbairisch Dunkel, Chuckanut Dunkel Lager, Ettaler Kloster Dunkel, Hacker-Pschorr Alt Munich Dark, Weltenburger Kloster Barock-Dunkel.
Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Escura, Fermentação Baixa, Lagered, Europa Central, Estilo Tradicional, familia-dark-lager, Maltada.
Inscreva-se e seja o primeiro a receber as ofertas e novidades!