Kit de Insumos Receita Cerveja Artesanal Foreign Extra Stout
Receita elaborada de acordo com os critérios e parâmetros do BJCP (Beer Judge Certification Program)
Acompanha o kit:
- Passo-a-passo da receita contendo um breve descritivo do modo de preparo e passos de fabricação, as quantidades de cada ingrediente, além temperaturas e tempos das etapas de mostura, fervura, fermentação, maturação, OG, FG, primming e teor alcoólico médio;
- Maltes;
- Lúpulo de amargor;
- Lúpulo de aroma;
- Fermento;
- Tampinhas para garrafa pry-off:
- 50 tampinhas para 05L, 10L e 20L;
- 100 tampinhas para 30L, 40L e 50L;
- 150 tampinhas para 60L;
- 200 tampinhas para 100L.
Moagem dos maltes opcional gratuíta. Se preferir os maltes já moídos, escolha a opção de "Moagem do Malte" como "Moído".
(CASO SEJAM MOÍDOS, OS MALTES SÃO ENVIADOS JUNTOS E EMBALADOS À VÁCUO, TODOS DENTRO DA MESMA EMBALAGEM).
► Os maltes Moídos são enviados juntos e embalados à vácuo, todos dentro da mesma embalagem, o que garante uma maior preservação da qualidade e das características originais dos grãos. Porém, não nos responsabilizamos pela perda do vácuo que, eventualmente, pode ocorrer durante o transporte.
OBS.: imagens meramente ilustrativas.
Características da cerveja Foreign Extra Stout
Cerveja preta, muito escura. Bastante forte e intensa, mas seca, destacando sabores e aromas de tosta e leve queimado, apresentando sabores de café, chocolate e grãos tostados
Descrição no BJCP 2015:
16D. Foreign Extra Stout
- Impressão Geral: Uma Stout muito escura, moderadamente forte, bastante seca com destacados sabores tostados.
- Aroma: Moderados a altos aromas de grãos tostados, muitas vezes com notas de café, chocolate e/ou levemente queimado. Frutado baixo a médio. Pode ter notas doces ou de melaço, alcaçuz, frutas secas e / ou vínicas. As versões mais fortes podem ter um aroma sutil e limpo de álcool. Aroma de lúpulo moderadamente baixo a nenhum, terroso, herbal ou floral. Diacetil baixo a nenhum.
- Aparência: cor castanho escuro ao preto. Transparência normalmente obscurecida pela cor profunda (se não opaco, deve ser cristalina). Espuma grande de cor bronzeada ao marrom, com boa retenção.
- Sabor: De grão tostado e malte com um caráter leve de grão torrado ou de café e chocolate, mas sem ser pungente. Moderadamente seca. Ésteres de baixo a médio. Amargor de médio a elevado. Sabor de lúpulos moderado a nenhum, terroso, herbal ou floral. Diacetil médio-baixo a nenhum.
- Sensação de Boca: Corpo médio-alto a elevado, muitas vezes com um caráter macio, às vezes cremoso. Pode dar uma impressão de aquecimento (nunca quente) pela presença de álcool. Carbonatação moderada a moderadamente alta.
- Comentários: Também conhecida como Foreign Stout, Export Stout e Foreign Export Stout. As versões históricas (antes da Primeira Guerra Mundial, pelo menos) tinham o mesmo OG (mesma densidade original) que as versões Extra Stouts locais, mas tinha um ABV (teor alcoólico) maior devido a uma fermentação secundária longa exposto a Brettanomyces. A diferença entre as versões locais e estrangeiros foram dadas pela lupulagem e pelo tempo de maturação.
- História: Stouts mais fortes, elaboradas para os mercados de exportação atuais, mas com uma história que remonta aos séculos 18 e 19, quando eram versões altamente lupuladas de Stouts de exportação mais fortes. A Guinness Foreign Extra Stout (originalmente, West India Porter, depois Foreign Extra Double Stout) foi produzida pela primeira vez em 1801, segundo Guinness com "lúpulos extra para dar um sabor distinto e uma vida mais longa em climas quentes, atualmente é elaborada na África, Ásia e Caribe. Atualmente ela constitui 40% das Guinness produzidas em todo o mundo".
- Ingredientes Característicos: maltes claros, maltes e grãos escuros tostados; historicamente também poderia ter sido usado maltes marrom e âmbar. Lúpulos principalmente para amargor, geralmente variedades inglesas. Pode utilizar adjuntos e açúcar para aumentar a densidade.
- Comparação de Estilos: Similar em balanço a uma Irish Extra Stout, mas com mais álcool. Não tão forte e intensa como uma Russian Imperial Stout. Falta-lhe o amargor forte e o uso de lúpulo de última adição das American Stouts. Densidade semelhante a uma Tropical Stout, mas com um final mais seco, mais amargo e menos estereficado.
Estatísticas Vitais:
- OG: 1.056 – 1.075
- FG: 1.010 – 1.018
- IBUs: 50 – 70
- SRM: 30 – 40
- ABV: 6.3 – 8.0%
Exemplos Comerciais: Coopers Best Extra Stout, Guinness Foreign Extra Stout, The Kernel Export Stout, Ridgeway Foreign Export Stout, Southwark Old Stout.
Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Escura, Fermentação Alta, Ilhas Britânicas, Estilo Tradicional, família-stout, Balanceada, Tostada.
Kit de Insumos Receita Cerveja Artesanal Foreign Extra Stout